Ana suspeita que Luis adora uma colega do serviço. Ele nega, mas Ana entende que se escrevem e brincam por telefone, e costumam tomar o café juntos nos intervalos. Embora Luís parece ser sincero com ela, Ana, não poderá impossibilitar constatar-se pressionada por esta ocorrência e desejaria de enfriase sua conexão com o teu companheiro. José tem ciúme quando Clara sai com os seus amigos.
Não adora destinar-se a festas ou que mostre teu corpo de biquíni pela frente de outros homens que a conhecem. Mas, não impede, de forma directa ou a ameaça, somente lhe diz que não gosta, e fica bravo.
o São normais nestas situações? Tem a José e Ana relacionamentos saudáveis? “Os ciúmes são normais em cada circunstância em que haja uma ameaça real de que o casal não está comprometida com a relação”, explica Gabriela Gomez, psicóloga de Blua de Sanitas.
no entanto, ainda que seja normal perceber ciúmes às vezes, é necessário checar como precisamos agir para não transformar a relação em algo viciado na desconfiança e o susto de ser deixado. “Se há uma ameaça real, a pessoa teria que analisar se lhe compensa ou não conservar uma relação em que o acordo com o outro não seja um valor primordial”, esclarece Gómez. Enquanto que este último poderia ser aplicado no caso de Ana, o de José é mais espinhoso.
- A National Association of School Psychologists
- 1 Casas de tipo familiar 2.1.1 Casais sem filhos
- Leonardo González Sáez (PPD)
- 2 Planejamento do Turismo no Brasil
- Hotspring e Vulcão (Santorini)
- Evitar o exagero de peso como explicamos em temas sobre isto obesidade
“O abuso pode começar de formas muito sutis, bem como a restrição de se classificar de forma amigável com os outros ou proibir correto tipo de vestuário. A escalada de maus-tratos ou brutalidade vai precisar de fatores como a técnica de autogestionar a raiva e os impulsos agressivos”, defende a especialista. Embora a situação de José não parece tão extrema e não sabemos como vai evoluir, Gomez explica que a restrição é o ponto de partida.
“Nenhum associado do casal tem que proibir nada. As relações precisam se basear na intercomunicação e no respeito, voltar a acordos e expressar o que é o que espera um do outro e o que qualquer um quer da ligação”. Por que tenho ciúmes? Segundo a psicóloga, há variados fatores que são capazes de predisponernos a constatar ciúmes: a personalidade é um dos mais essenciais, como essa de a baixa auto-estima, a insegurança e a dependência. “Se a pessoa não acredita em si mesma, em suas qualidades e atributos positivos, periodicamente, pode perceber que está em desvantagem com relação a algumas pessoas”, explica.
A especialista também reitera que outro semblante da personalidade que poderá predisponernos a perceber ciúmes, além da segurança e da segurança em nós mesmos, é o egocentrismo. “As pessoas que sempre querem ser o centro das atenções lhes poderá fazer você se perceber muito mal cada indício de modo de teu parceiro que não lhe faça-se declarar que é o teu centro”. Outra desculpa que nos predispõe a constatar ciúmes de nosso parceiro é ter sofrido uma infidelidade nos relacionamentos anteriores.
Embora a pessoa o gozo de uma sensacional auto-estima, explica Gomez, vai custar mais confiar em seu novo companheiro. Gomez bem como aponta pra cultura e pra nação como fatores determinantes. “Em novas sociedades e/ou culturas se podes incentivar mais os ciúmes, seja em homens ou em mulheres.
Normalmente, em culturas em que o machismo predomina, os ciúmes são mais frequentes”, salienta. A intervenção da família e o padrão de relacionamento que temos percebido em residência (dos pais, irmãos, etc) bem como determinam o nosso aprendizado a respeito de como gerir uma ligação de casal e resolver os conflitos que surgem.